‘Pré-conceito’

Falarei sobre um assunto bastante espinhoso, em que muitas pessoas pensam não ter, mas se refletir com mais acuidade verá que tem sim! O tema é Preconceito.
O ser humano é preconceituoso por natureza, e o pior, o preconceito está arraigado em todas as classes sociais, dos menos abastados aos mais ricos, dos mais cultos, aos incultos, e o que mais impressiona é que todo mundo tem a mais plena convicção de que nele não mora o preconceito.
Fato é que nós, seres humanos, dito seres racionais, somos preconceituosos por natureza. Se não temos preconceito por uma coisa, será por outra.
Existe preconceito motivado pela raça e quando não por ela, pela origem; quando não pela origem, pelo gênero ou pela convicção política; e ainda se não por esta, pela condição econômica, e por aí vai…
Todavia, estes preconceitos andam escondidos e muitas vezes velados em cada lar, em cada bairro, em cada cidade, em cada região de nosso país e do mundo, claro que em muitos casos tem relação com a cultura de cada povo.
É obvio que há preconceitos mais evidentes e outros não tão evidentes assim, mas certo é que todo preconceito nasce da diferença, ou seja, basta um ser diferente do outro para que aí possa se estabelecer o preconceito.
Ante a esta pequena análise de um tema tão vasto e complexo, como é o tema preconceito, uma coisa é certa, sempre houve e sempre haverá o preconceito e cabe a cada um de nós tentarmos refletir sobre isso, para que, juntos, possamos mitigá-lo.
Tenho comigo que a origem do preconceito pode ser explicada no fato do ser humano ser racional, eis um paradoxo, racionalidade seria sinônimo de inteligência ou burrice?
No entanto, creio que a inteligência humana se sobressai quando procuramos entender cada cultura, cada povo, cada atitude, cada opinião, cada ser humano individualmente. Sabemos que a vontade de impor nossa forma de pensar é gigante, mas lembrem, somos seres inteligentes e racionais, não é mesmo?

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *