Eleitor gastará menos de 1 minuto para votar no domingo

A EXPECTATIVA do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a votação de domingo, nas eleições municipais, é que o tempo médio de votação não ultrapasse um minuto, pois a escolha recai apenas sobre os cargos de prefeito e vereador.
O tempo médio foi calculado com base em dados de eleições anteriores. Há quatro anos, por exemplo, o tempo médio foi de 40 segundos. Em 2008, também eleição municipal, o eleitor levou 31 segundos em média para votar.
De acordo com O TSE, o tempo é calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo (prefeito).
Para dar facilitar e agilizar o tempo de votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em papel, a chamada ”cola eleitoral”.
No domingo o eleitor vai votar primeiro para vereador e identificar o candidato com cinco dígitos. Em seguida escolherá o prefeito, com identificação de dois dígitos.
Biometria – Embora já tenha iniciado o cadastramento biométrico de eleitores, Mairiporã não está entre os municípios paulistas que testarão pela primeira vez o reconhecimento de eleitores pela biometria. Segundo informações do TSE, somente nas eleições de 2018 é que a cidade passará a identificar o eleitor com a nova tecnologia.
Segundo dados do Cartório Eleitoral local, pouco mais de 5 mil eleitores já fizeram o cadastro biométrico, que será retomado após as eleições deste ano.

Fonte: tre

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *