Mulheres representam 10% dos eleitos em Mairiporã e região

A PRESENÇA das mulheres na política tem sido cada vez maior ao longo dos anos. Muito por conta da lei que exige 30% de mulheres na chapa de candidatos. Apesar desse crescimento gradual, o número ainda é bastante pequeno.

Considerando-se as cinco cidades da região (Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar), apenas 10% delas foram eleitas nos 66 cargos disponíveis (61 para vereador e 5 para prefeito). Em Francisco Morato uma mulher vai ocupar a Prefeitura, ou melhor, vai continuar à frente do Executivo, Renata Sene (Republicanos), que foi reeleita. No total foram cinco candidatas.

Para as câmaras municipais, 61 cadeiras estavam em disputa. E conseguiram se eleger apenas 6, assim distribuídas: Caieiras (2), Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar (1 cada).

Em Mairiporã foram duas as postulantes e outras duas em Cajamar e a eleita em Francisco Morato. Caieiras e Franco da Rocha não tiveram representantes do sexo feminino na briga pelo Executivo.

Mairiporã – No pleito do dia 15 último, Leila Ravázio, do PSB, ficou com uma das 13 cadeiras do parlamento local. Mais de 80 mulheres figuraram nas chapas dos partidos como candidatas.

Antes dela, apenas outras cinco conseguiram essa façanha: Maria Zeza Gomes de Oliveira (1976), Iolanda de Oliveira (1996), Ana Tellian e Francisca Borali (2000) e Tia Val (2012).

A cidade também elegeu três mulheres para o cargo de vice-prefeita: Terezinha Wisniewski (2000), Ana Tellian (2008) e Débora Lopes (2012).

 

AS ELEITAS

CAIEIRAS

Zefinha (PSD) – Josie Dártora (DEM) – vereadoras

FRANCO DA ROCHA

Sheila Renteiro (PL) – vereadora

FRANCISCO MORATO

Renata Sene (REPUBLICANOS) – prefeita

Márcia (PSDB) – vereadora

MAIRIPORÃ

Leila Ravázio (PSB) – vereadora

CAJAMAR

Izelda (PL) – vereadora