Envelhecimento do eleitor pode gerar abstenção recorde em Mairiporã

O total de eleitores na faixa etária acima dos 60 anos em Mairiporã está próximo dos 20% dos que estão aptos a votar em novembro, para escolha de prefeito e vereadores. São 5.036 com 70 anos ou mais e 7.635 com 60 anos ou mais, que totalizam 12.671 pessoas com direito a voto, número superior à abstenção registrada há quatro anos, quando 12.087 eleitores não compareceram às urnas.

Se ambas faixas etárias seguirem a recomendação das autoridades de saúde, de privilegiar o isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, a abstenção vai ser bem maior este ano.

O Tribunal Superior Eleitoral ampliou em uma hora o período de votação, que vai das 7h às 17 horas, medida que visa a evitar filas. Além disso, o TSE definiu que os idosos tem preferência na hora de votar no horário compreendido entre 7h e 10 horas.

O pleito de 2020 será no dia 15 de novembro e sem o uso de biometria para evitar o contato. Uma consultoria sanitária elaborou todo o protocolo de segurança. Sobre a realização de campanhas de rua e comícios, diante da diversidade de cenários da pandemia, a questão será definida pelos municípios, que são os responsáveis pelas regras de comportamento de distanciamento e isolamento social. (Foto: Portal TSE)