Correios comemoram 355 anos de serviço postal

A EMPRESA Brasileira de Correios e Telégrafos, ou simplesmente Correios, comemora no próximo dia 25 de janeiro 355 anos de serviço postal no País. Na mesma data também foi estabelecido o ‘Dia do Carteiro’.
Hoje os Correios contam com 106 mil funcionários, dos quais 57 mil são carteiros, responsáveis pela entrega anual de bilhões de objetos postais em todos os cantos do Brasil, atividade cujo desempenho é reconhecido por várias premiações e pesquisas.
Há dois anos os Correios receberam o prêmio “Marcas de Confiança”, realizado pela revista Seleções, na categoria “Instituições de Confiança”. A empresa permanece pelo décimo quinto ano consecutivo como instituição mais confiável do Brasil.
Curiosidade – O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil, entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos brasileiros. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.
Mairiporã – A agência oficial dos Correios em Mairiporã conta hoje com 53 funcionários, dos quais 9 atuam na parte administrativa (também de atendimento direto ao público) e 44 no CDD (Centro de Distribuição Domiciliar), dos quais 38 são carteiros.
História – A primeira agência local foi instalada na década de 1920 e teve como primeira chefe dona Joana Miranda. Ficava na rua XV de Novembro, onde hoje se localiza a Loja de Calçados Tio Chico. O condutor de malotes (nomenclatura que não existe mais) era o sr. Abrão Caetano Faro, que levava as correspondências até Franco da Rocha. O primeiro carteiro que atuava só na cidade foi o sr. Armindo Arantes, que segundo os mais antigos conseguiu o cargo público, assim como outros milhares de brasileiros, por ter participado da Segunda Guerra Mundial, como militar da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Depois que dona Joana Miranda se aposentou, em 1956, o sr. João Caetano Sobrinho, que ficou conhecido como Joãozinho do Correio, assumiu a chefia da agência, agora funcionando na mesma rua XV, porém no local onde hoje está as Casas Pernambucanas. Juntamente com João passou a trabalhar seu irmão, Aristeu Caetano, como agente postal.
Ao longo dos anos a agência foi mudando de prédio, de acordo com suas necessidades físicas, e hoje está localizada na rua Cel. Fagundes, com atendimento ao público e o CDD.