OS CONSUMIDORES que deixam tudo para a última hora tem até as 18 horas de hoje (24) para comprar os presentes de Natal. Após esse horário, as lojas deverão fechar as portas e reabrir somente na segunda-feira (28), quando o expediente volta ao normal. A reabertura no sábado (26) foi suspensa por conta do novo coronavírus.
Como expediente é menor hoje (24), a dica é se antecipar aos possíveis horários com maior movimento e realizar as compras logo pela manhã, quando é mais tranquilo, ou no final do dia. Em alguns estabelecimentos, no entanto, o fluxo tem se espalhado por todo o dia, mas não se notou problemas de aglomeração.
Lojistas que conversaram com a reportagem, disseram que a maioria aplica os rígidos protocolos sanitários.
Na semana passada o comércio se mostrou otimista quanto às vendas e a possibilidade de diminuir os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus ao longo do ano. Nesta semana, no entanto, esse otimismo deu lugar à realidade, pois o movimento foi menor do que se esperava para a compra de presentes. “Se não houver um grande número até o final do dia de hoje, as vendas seguir a tendência das outras datas importantes do ano, com perdas”, salientou um lojista de calçado e acessórios.
Horário – Nem todo o comércio é obrigado a encerrar o expediente às 18 horas. A flexibilização do horário depende de cada comerciante. Há os que vão fechar ao meio-dia, outros mais tarde e também os que irão mais além, devendo chegar até às 22 horas. Segundo a maioria, fica a critério de cada empresa.