Confirmados 5 nomes para a disputa de prefeito

A ELEIÇÃO para prefeito neste ano em Mairiporã tem confirmado um total de cinco candidatos. É o menor número registrado desde 1994, quando foram quatro os postulantes. O maior foi em 1988, com o recorde de nove.

Considerando-se os 33 partidos do País, 24 com representação em Mairiporã se dispuseram a participar do pleito.

Encerrado o prazo para convenções, foram confirmados 5 candidatos a prefeito: Aladim (PSDB), Major Paulo Sérgio (PATRIOTA), Aiacyda (PSD), Manoelino Cordeiro (DC) e Francisca Borali (PT).

O impedimento de coligações para vereador motivou alguns partidos a investir em candidatos próprios em busca de ao menos uma cadeira na Câmara. No entanto, siglas tradicionais, como o MDB, partido com maior número de filiados no município, ficaram de fora.

A expectativa de um número recorde de candidatos não se confirmou. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento 244 foram inscritos pelos partidos, número inferior ao de 2016, quando estiveram na disputa 251 nomes.

Majoritária – Os três principais grupos políticos conseguiram formar alianças para a escolha majoritária (prefeito). O candidato Aladim, do PSDB, terá como vice o vereador Wilson Sorriso, que é do PL e o apoio do DEM, PV, PSL, PROS e REDE. Pelo PATRIOTA, concorre a prefeito o Major Paulo Sérgio, em coligação com o PTB, do vice João Hélio Salgado, além do apoio de PSC e PRTB. O atual prefeito, que tenta a reeleição, sai pelo PSD, com o vice Chinão Ruiz do REPUBLICANOS, e mais o PSB.

O candidato Manoelino Cordeiro é candidato pelo DC, assim como seu vice, Jarbas de Oliveira Alves, enquanto a indicada pelo PT, Francisca Borali, tem como companheiro de chapa o também petista Selvino Fachinni, além do apoio do PSOL. O Partido da Causa Operária (PCO) divulgou a candidatura de apenas um nome para a vereança.

De fora – Os que vão dar apoio a candidatos a prefeito e que não tem candidatos a nada são oito: AVANTE, MDB, PDT, PODEMOS, PSOL, SOLIDARIEDADE, PSC e PRTB.

 

HISTÓRICO DAS DISPUTAS

 

Nove nomes concorreram à Prefeitura de Mairiporã em 1988, recorde até hoje. O eleito, pela terceira vez, foi Luiz Salomão Chama.

Os registros das eleições na cidade, exclusivo dos arquivos do Correio Juquery, registram dados a partir do pleito de 1972. Naquela eleição foram dois os candidatos: Aloysio Salotti e Reginaldo Rogero, com o primeiro sendo eleito.

1976 –  Os postulantes foram 3: Luiz Salomão Chama, Arlindo Carpi e José Trajano da Cruz Braga. E Luiz Chama foi eleito para seu segundo mandato, que acabou prorrogado por mais dois anos.

1982 –  O escolhido também governo por seis anos e foram 5 as opções para o eleitor: Jair Oliveira, Arlindo Carpi, Maria Zeza, Aloysio Salotti e José Francisco dos Santos. E o então jovem Jair Oliveira acabou escolhido.

1988 – Para cumprir um terceiro mandato, Luiz Salomão Chama foi novamente o vencedor, justamente na disputa que contou com o maior número de candidatos, num total de nove: além do vencedor, disputaram Maria Zeza, Sarkis Tellian, Armando Pavanelli, Edgar Dempsey, Paulo Serralvo, Archangelo Spada, Dinarte Bonetti Júnior e José Aparecido Cardoso da Silva.

1992 – Derrotado em 1988, Sarkis Tellian se uniu ao seu adversário Armando Pavanelli e a dobradinha acabou eleita em 1992. Outros três nomes disputaram: Jair Oliveira, Arlindo Carpi e Chafic Jabali.

1996 – Quatro nomes foram em busca do Palácio Tibiriçá: Arlindo Carpi, Chafic Jabali, Essio Minozzi Júnior e Mário César do Nascimento. A vitória foi de Arlindo Carpi. Com a possibilidade de reeleição, aprovada pelo Congresso, Arlindo Carpi tentou uma sequência no governo, no pleito seguinte.

2000 – O eleito, pela segunda vez, foi Jair Oliveira, e mais seis nomes participaram: Sarkis Tellian, Arlindo Carpi, Essio Minozzi Júnior, Chafic Jabali, Tuna e Euclides Neto. Um total de sete candidatos.

2004 – O número caiu para seis nomes no pleito de 2004 e novamente o ocupante do cargo não conseguiu a reeleição. Participaram Antônio Aiacyda (que venceu), Jair Oliveira, Essio Minozzi Júnior, Arlindo Carpi, Fátima Lodi e Manoelino Cordeiro.

2008 – Foi o pleito que marcou a primeira reeleição na cidade: Antônio Aiacyda, que permaneceu no cargo ao vencer seus outros 5 oponentes: Jair Oliveira, Márcio Pampuri, Flávio Polako, Cristiano Garotinho e Manoelino Cordeiro.

2012 – Depois de uma primeira tentativa frustrada, Márcio Pampuri derrotou outros cinco nomes: Leila Ravázio, Du, Fátima Lodi, Manoelino Cordeiro e José Hélio.

2016 – Na última disputa, há quatro anos, Antônio Aiacyda foi novamente escolhido e venceu Márcio Pampuri, Aladim, Jairzinho do PT e José Hélio.

Câmara Municipal – O recorde de candidatos a vereador foi registrado em 2012, quando 264 nomes estavam nas urnas para escolha dos eleitores. O segundo maior número foi quatro anos depois, com 251 postulantes. O menor, computando-se a partir das eleições de 2000, foi registrado em 2008, com 158 candidatos.