Coluna do Correio

FRASE

“Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe…” (Provérbio português)

EMINÊNCIA PARDA

Quando a euforia passar e as comemorações diminuírem de intensidade, o prefeito eleito vai ter que se debruçar sobre o primeiro ‘pepino a descarcar’ da futura administração. E não é um problema qualquer. Trata-se do que fazer com a ‘eminência parda’ do governo Aiacyda, também conhecido como genro, que é funcionário da Prefeitura local e estava emprestado à cidade de Santana de Parnaíba. Ele mesmo, Adriano de Freitas. Pela lei, tem que se apresentar no dia 2 de janeiro para assumir a função de procurador. Como diz antigo ditado: “Nem tudo são flores nas vitórias”.

ESPECTRO JOVEM

A eleição demonstrou interesse do eleitor em mudança na prefeitura, com candidatos no espectro mais jovem. A pulverização de votos se confirmou na disputa pelas 13 cadeiras da Câmara. Candidatos antes considerados bons de votos, perderam grande fatia do eleitorado. Dos 13 atuais, entre eleitos e derrotados, apenas Valdeci América aumentou seu cacife eleitoral.

ABSTENÇÃO RECORDE

A abstenção foi alta em Mairiporã, aliás, foi recorde, com mais de 25% de ausentes. Votos brancos e nulos, somados, passaram de 10%. Na soma destes com as abstenções, 36% do eleitorado não escolheu nenhum candidato a prefeito ou a vereador, que significam 21.310 votos não dados. Ou seja, praticamente os votos dados ao prefeito eleito. Será que nem assim os políticos vão entender que o eleitor está de saco cheio?

TRISTEZA E FESTA

A primeira sessão da Câmara após o pleito, teve comemoração e agradecimentos dos vereadores eleitos e que terão um novo mandato a partir do ano que vem, e sentimento de tristeza e resignação entre os que ficaram de fora. Praticamente todos usaram da tribuna para se expressar, mas a maioria dos derrotados foi patética em seus discursos. Mais falso que nota de três.

DESISTIR DE VEZ

Ex-vereadores que ainda sonham em voltar à Câmara devem definitivamente voltar à realidade. Não tem chance, as urnas disseram não e o povo já se cansou deles. Mas ficam tentando uma, duas, três eleições seguidas, sempre com derrota anunciada. Pelo menos quatro ou cinco nomes, de tanto que participam, podem entrar com pedido de aposentadoria. Têm mais de 25 anos de disputa eleitoral.

RESSUSCITAR

Alguns defuntos que muito lucraram em governos anteriores do burgomestre que se despede em dezembro, que mamaram à tripa-forra, estavam prontos para ressuscitar e em busca de novos e lucrativos negócios com a administração municipal. Mas não vai ser desta vez.

CARA QUEBRADA

Uma boa quantidade de pessoas sem nenhuma personalidade acorreu às redes sociais atrás dos mesmos imbecis pagos com dinheiro público, que são velhos conhecidos pela incapacidade de produzir algo de bom na internet, para compartilhar postagem em que duvidavam e criticavam o resultado da pesquisa que este jornal publicou sobre as eleições, que acabou se confirmando. Sumiram todos na segunda-feira, um dia após a derrota. Gente leviana, improdutiva, verdadeiros parasitas, que agora, espera-se, desapareçam da cena política da cidade.

SÓ UM

Dos 10 vereadores que entraram na disputa pela reeleição, apenas Valdeci América, que acabou sendo o mais votado, aumentou sua votação em relação ao pleito de 2016. Todos os demais perderam votos e alguns viram isso ocorrer em larga escala. Ou seja, para certos nomes, esta será, sem dúvida, a última passagem pelo Legislativo.

NENHUM (I)

Dos 14 ex-vereadores que sonharam em voltar à Câmara, todos seguiram no pesadelo. O eleitor não reconduziu ninguém como também mandou para casa alguns que foram eleitos pela primeira vez em 2016. E pode-se juntar todos eles no mesmo pacote: os neófitos e os ex-vereadores.

ESCOLHIDOS

O vereador Marco Antônio (PSD) e o ex-vereador Glauco Costa (PSB) foram os escolhidos do prefeito Aiacyda para receber seu irrestrito apoio. Aberta as urnas, Marco Antônio perdeu 400 votos em relação há quatro anos, e já vinha nessa derrocada desde 2012, mas ainda conseguiu se reeleger, e Glauco, que chegou a liderar apostas de que estaria entre os mais votados, e foi apenas o terceiro colocado em seu partido.