Coluna do Correio

FRASE
“Político fiel é como papel, que pode rasgar a qualquer momento.” (Dito popular)

PREOCUPANTES
Os números diários divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, sobre o coronavírus, tem sido preocupantes. A rapidez com que se registram novos infectados é um indicativo de que a Prefeitura precisar vir a público se posicionar e falar a respeito do assunto. Em menos de 48 horas foram 33 novos casos contabilizados. Na velocidade em que se encontra, terminará a primeira quinzena com a marca de 1.000 infectados.

PERFUMARIA
A sessão da Câmara de terça-feira, além de sonolenta, só tratou de assuntos que se convencionou chamar de ‘perfumaria’, ou seja, nada relevante. Novamente uma penca de requerimentos cobrando informações do Executivo foi apresentada, mas como já dissemos aqui mesmo neste espaço, nunca são dadas a conhecimento público o que delas resultou. Pedem-se informações e, se respostas existem, apenas os senhores parlamentares ficam sabendo. Uma baboseira interminável.
OPORTUNISTA
Como não poderia deixar ser, o vereador Márcio Oliveira, de forma oportunista, encaminhou ao prefeito um pedido para que os motoristas, cobradores e fiscais que deixarem a ETM, que termina seu contrato no próximo dia 24, sejam contratados pela nova operadora do transporte urbano. Verdadeira operação ‘caça-votos’. O que convenhamos, em se tratando de político, não é nenhuma novidade.
RELEVANTES
Pela quarta vez consecutiva o vereador Chinão Ruiz pediu mais prazo para os trabalhos da Comissão de Assuntos Relevantes. Esse procedimento se repete desde 2017 e os resultados dessas comissões nunca foram tornados públicos. Mais um pouco e o prazo será estendido para a próxima legislatura.
REPRESENTATIVIDADE
Por força de lei, as cidades tem que ter vereadores em sua composição governamental. Mas o custo-benefício é altíssimo para o bolso do contribuinte, se levado ao pé da letra o termo ‘representatividade’.
INJEÇÃO DE ÂNIMO
A reportagem da semana passada, sobre a conquista de cadeiras na Câmara por partidos que não consigam o quociente eleitoral, deu verdadeira injeção de ânimo nos considerados ‘nanicos’. Correira em busca de candidatos para que as chapas estejam completas, o que aumentaria a chance de se eleger pelo menos um representante.
MAIS USADO
As calculadoras (principalmente aquelas contidas nos celulares) tem sido o objeto mais utilizado nos últimos dias por candidatos a vereador em Mairiporã. Mais até que o whatsAap. São cálculos e mais cálculos sobre hipotéticas votações. Sonhar não custa nada.
PRAZO FINAL
15 de agosto é o prazo final para que o prefeito assine ordens de serviço em obras que contam com repasses estaduais e federais. Também nesse dia fica proibida a presença do alcaide em inaugurações.
VEXAME
Ano vem, ano vai e o meio ambiente em Mairiporã consegue a proeza de piorar, segundo dados do Programa Selo Verde Azul, que premia as cidades com investimentos no setor. Todos os prefeitos que passaram pelo Palácio Tibiriçá a partir de 2001, sem exceção, nunca demonstraram interesse em defender o meio ambiente e em formular políticas públicas que contemplassem a fauna e flora, rios e córregos. O principal ingrediente que deixa Mairiporã sem receber a certificação é a diminuta rede coletora de resíduos sólidos. Ou seja, rede de esgoto na cidade é para poucos privilegiados. Em Terra Preta, com mais de 30 mil habitantes, não há esse ‘luxo’ nem para os mais abastados.
REFORMA
Voto por lista, redução do número de partidos políticos, fim da reeleição: não faltam propostas em discussão no Congresso Nacional para mudar o sistema político brasileiro. Só na atual legislatura, 52 proposições foram feitas para trocar alguma coisa na maneira como os brasileiros escolhem seus representantes no Legislativo e no Executivo, segundo levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
ALTERAÇÃO
O Congresso vai alterar o crime atualmente praticado por quem faz denunciação caluniosa, representada por denúncia falsa contra pessoa sabidamente inocente. O texto aprovado pela Câmara pune também falsa acusação de infração disciplinar e ato improbo e torna a definição do crime mais objetiva. O crime estará configurado quando a denúncia levar à instauração de processo, ação ou investigação contra o denunciado. Projeto de Lei vai agora ao Senado.
REGRAS
O Conselho Nacional de Justiça baixou regras para a realização de audiência por videoconferência na área criminal. Não poderão ser interpretadas em prejuízo das partes eventuais falhas de conexão ou dos equipamentos usados, diz o texto. Precisava?