Coluna do Correio 29/9/17

FRASE

“O irracional respeito à autoridade é o maior inimigo da verdade.” (Albert Einstein, físico alemão)

NEM UM, NEM OUTRO
Se lhe faltam recursos para ser classificado como gestor, Aiacyda se gaba de ser um excelente político. Nesta terceira passagem pelo Palácio Tibiriçá, no entanto, vê enfraquecer justamente aquilo que diz ser sua maior virtude. As últimas decisões (mandar contribuinte para cartório de protesto e aumentar a taxa de lixo em 40%) foram um tiro no pé. Politicamente é um desastre e financeiramente será outro. A busca por incentivos, que faça o contribuinte se sentir atraído para quitar os débitos, deveria nortear as decisões. Resumo: Aiacyda vai mal de gestor e pior ainda como político.
COBRANÇA
Enquanto fala em aumentar e punir contribuintes, Aiacyda ainda não falou em cobrar quem não paga imposto pelo excesso de área construída em centenas, milhares de propriedades. Esse trabalho foi feito em 1993, pelo então prefeito Sarkis Tellian, e passados 24 anos ninguém mais foi incomodado e cobrado. Há muitos casos, a título de exemplo, em que o cadastro da Prefeitura registra imóvel com 100m², mas que tem, na verdade, mais de 300m².
100 DIAS
O primeiro ano de Aiacyda à frente da Prefeitura está próximo de terminar. Faltam 100 dias. Pelo Orçamento previsto para 2018, que será aprovado pela Câmara, apenas 1,2% maior que o deste ano, pode-se esperar quase nada em investimentos. Isso, traduzido para o bom português significa que o prefeito vai repetir o mantra que aprendeu lá em 2005: estamos quebrados, sem dinheiro, arrecadação baixa e repasses insuficientes. E outro ano irá se passar.
2018
Quem já deu uma lida no Orçamento prevê dias difíceis, principalmente para o funcionalismo. E novamente Prefeitura e Sindicato vão conversar e não resolver nada. O reajuste da inflação em 2018, aos servidores, como ocorreu este ano, pode ficar abaixo do que for apurado em novembro próximo.
GOELA
A maioria dos vereadores não queria votar o aumento da taxa de lixo. O constrangimento foi geral. Mas como possuem apadrinhados em cargos de comissão na Prefeitura, fecharam a boca e o prefeito enfiou goela abaixo 40% de aumento. O contribuinte pode ser surpreendido também com aumentos na taxa de iluminação e IPTU. Questão de tempo.
QUEM?
Na sessão de terça-feira o vereador Marcinho, num daqueles arroubos típicos de bravateiro, disse que há empresário na Terra Preta que deve R$ 4 milhões em impostos. Não disse o nome, enfiou todos no mesmo saco. Alguns empresários estão ‘tiririca’ com a acusação e querem explicações do vereador.
NO BAR (I)
Em conversas aqui e ali, especialmente nos bares, as pessoas criticaram com veemência o aumento na taxa. Um daqueles espirituosos fregueses disse alto e bom som: “com representantes (vereadores) como os que temos quem precisa de inimigo?” Outro mais crítico, certamente incitado pela cervejinha, também decidiu dar o seu pitaco. Disse que o parlamento parece o ‘Bataclan’, referência a certa casa de tolerância baiana, propriedade da cafetina Maria Machadão, mostrada numa novela da Globo.
INTERVENÇÃO (I)
O general Antônio Mourão, em discurso feito numa loja maçônica de Brasília, advertiu os três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) para pôr fim à corrupção e extirpar os criminosos que desviaram bilhões dos cofres públicos. Se não o fizerem, as Forças Armadas poderão impor isso respeitando a legalidade e a legitimidade constitucional. Está dado o recado. Quem tiver juízo presta atenção.
INTERVENÇÃO (II)
O pronunciamento do general causou espanto porque os afoitos pensaram logo em golpe militar. Não há essa possibilidade. A intervenção a que se refere o general, no entendimento de vários setores da sociedade, é no sentido de impor a lei e a ordem para manter a estabilidade da Nação de forma pacífica e constitucional. Os três poderes da República estão com suas imagens arranhadas por envolvimentos nada republicanos.
CONVENÇÃO
Pelo calendário oficial do Diretório Nacional do PSDB, o partido deverá realizar convenções no dia 8 de outubro para definir os diretórios pelos próximos dois anos. Em Mairiporã não se espera qualquer disputa. Vai ficar nas mãos do atual prefeito. Quem, no entanto, tiver intenções de disputar, pode buscar apoio junto ao prefeito João Dória, que deixou de rezar na cartilha de Alckmin.
NOVO?
O PMDB está mudando para MDB. Diz a propaganda do partido: ‘Sempre fomos MDB, mas a ditadura nos obrigou a mudar de nome. Vamos agora voltar ao nome da fundação: Movimento Democrático Brasileiro’. Segundo a sigla, a alteração simboliza um novo momento do partido e da política brasileira. Novo momento? Com Temer, Jader, Calheiros, Gedel e outros mais?
MALDADE
A conversa foi atribuída a Lula, mas ninguém pode assegurar que seja verdadeira. Diz que ele chegou a um amigo próximo e perguntou: “Conseguiu falar com algum companheiro?” – E a resposta: – Não! Estão todos na hora do banho de sol.
FOLCLORE
O vice-versa – Dr. Dantinhas, deputado da Bahia, elo de todo um clã político do Estado (neto do barão de Geremoabo), foi convidado para padrinho de casamento da filha de um coronel do sertão. No dia de viajar, recebeu telegrama: – Compadre, não precisa vir. Deu-se o vice-versa. Menina morreu.