Cidade volta a crescer em apenas seis meses de governo Aladim

O prefeito Aladim (PSDB), eleito em 2020, assumiu o cargo em 1º de janeiro e completou no final de junho o primeiro semestre à frente de Mairiporã. Ainda que em momento de recrudescimento da pandemia, focou nesse período em buscar a retomada econômica, incentivando a geração de emprego e renda, sem se esquecer do combate à Covid-19.

Os investimentos no município cresceram cerca de 42% na comparação com o mesmo período de 2020, levando-se em conta os três primeiros meses (janeiro a março) quando oi isolamento social foi mais acentuado, além do fechamento das principais atividades econômicas.

Na geração de empregos, sem contar o serviço público, e considerando os dados disponíveis até maio, foram 485 admissões, crescimento de 8,6% na comparação com o mesmo período de 2020, o que representa a criação de 1.095 novas vagas em apenas cinco meses.

Ações foram implementadas para melhorar a vida sócio econômica da população e da cidade, com índices que passaram a apresentar números positivos. A arrecadação municipal, por exemplo, cresceu 18,5%, o que significa confiança da população no trabalho executado pelo novo governo municipal.

Incremento – Para alavancar ainda mais o crescimento, projetos foram aprovados para beneficiar empresas que queiram se instalar no município e mesmo aquelas que desejam ampliar seus negócios, através de incentivos fiscais.

Um indicativo de acerto nessa ação se refletiu na arrecadação de tributos.

Todos com aumento de receita em apenas seis meses: o IPTU, com arrecadação superior em 10,4% em relação ao exercício anterior; ITBI, que expressivo salto de 133,92% a mais que em 2020, que indica aquecimento na construção civil; ISSQN, crescimento de 16,2%, mostrando que o setor de prestação de serviços também evoluiu no período e o ICMS, 30,8% maior, também com indicativo de aquecimento no setor de produtos manufaturados.

Novas empresas – Segundo números conseguidos pela reportagem, desde janeiro a Secretaria do Desenvolvimento Econômico registra a procura por empresas de diferentes segmentos, com a intenção de se instalarem em Mairiporã. Computados os seis primeiros meses, 1.448 pedidos de abertura de empresa foram feitos, e 533 já estão em funcionamento, representando 8% do total existente na cidade.

A Prefeitura ainda auxilia na regularização de diversas atividades, através da flexibilização das normas e a desburocratização. No mesmo período foram 744 pedidos de recadastramento, ou seja, 12% do total de empresas.

Todo esse trabalho reflete na crescente arrecadação de impostos estaduais, sem que implique em qualquer aumento para o cidadão.

Para a secretária municipal da Fazenda, Silvana Francinete da Silva, mesmo em um cenário difícil, Mairiporã soube administrar a crise e influenciou na retomada dos vários setores da economia mairiporanense.

O secretário Eduardo Pereira dos Santos, por sua vez, destacou o empenho de todo o governo municipal na formulação de políticas públicas voltadas para o crescimento econômico.

Na outra ponta, revelando austeridade com o dinheiro público, as despesas recuaram 19% no semestre, através de ajustes que permitiram essa economia.

Saúde – A principal ação do prefeito Aladim foi manter o Hospital Anjo Gabriel funcionando como hospital de campanha, mesmo com a diminuição de recursos oriundos do Estado.

“Estamos bancando a maior parte das despesas para que a população tenha atendimento em relação à Covid, e também seguimos investindo na saúde pública e no Hospital e Maternidade Mairiporã. Isso fez com que a cidade não tivesse um colapso em seu sistema”, enfatizou o prefeito Aladim.

Paralelamente, a Prefeitura montou uma estrutura para a vacinação de combate à pandemia, que foi elogiada por todos. Equipamentos e medicações para os hospitais também receberam investimentos.

Ainda em relação às doses da vacina, além de chegarem em quantidades suficientes para atender a população adulta, foram criados vários postos de vacinação e o sistema drive-thru. Dessa forma, já foram imunizados com a primeira dose 47.335 pessoas, que representam 64% da população adulta. Outras 13.616 pessoas finalizaram o ciclo vacinal com as duas doses e ainda 2.189 tomaram a dose única.

Analistas ouvidos pela reportagem assinalam que o governo municipal parece no caminho certo para retomar o protagonismo perdido nos últimos anos. (Foto: Crescimento no número de microempreendedores deu sua parcela de contribuição para o crescimento da economia local)