Carnês de IPTU começam a ser entregues no final do mês

A INFORMAÇÃO não é oficial, mas até o final deste mês está previsto o início de entrega dos carnês de IPTU 2021 de Mairiporã. A previsão é que todos os quase 50 mil documentos cheguem aos contribuintes antes do vencimento da primeira parcela e também aos que pretendem quitá-los à vista.

O pagamento em parcela única está previsto para o dia 20 de janeiro, com direito ao desconto de 10%. Nesse mesmo dia também deve ser paga a primeira das doze parcelas para quem optar por essa modalidade. O desconto cai para 5% se pago à vista no dia 22 de fevereiro.

O IPTU é a maior receita própria do município e a orientação é que ao receber o carnê o contribuinte verifique os dados do imóvel antes de efetuar o pagamento. Não há nenhum tipo de desconto para a Taxa de Coleta e Remoção de Lixo.

Dívida ativa – Se é a principal fonte de receita que compõe o núcleo tributário dos impostos gerados pelo município, o IPTU também é o mais sonegado pelos contribuintes.

O volume de crédito que a Prefeitura de Mairiporã têm a receber de pessoas físicas e jurídicas é maior que o Orçamento do Município para todo o ano de 2021. O montante da chamada dívida ativa, segundo o Portal da Transparência, é de R$ 373.879.340,02, enquanto o Orçamento projetado para o ano que vem é de R$ 248 milhões.