Calor pode chegar a 40 graus na próxima semana

MESMO a estação sendo das flores, o calor veio para ficar em Mairiporã. Depois que o município bateu o recorde de maior temperatura do ano, na quarta-feira (30), quando os termômetros registraram 36 graus, o Instituto Climatempo prevê que a máxima chegue a 38 graus na próxima quarta-feira (7), com sensação térmica acima dos 40°C. Desde 2001, segundo histórico meteorológico da cidade não tem previsão de índice tão elevado. O campeão, por enquanto, é outubro de 2014, que alcançou 38,1 graus. Para piorar, não há estimativa de chuva até a próxima quinta-feira (8).

De acordo com a Sabesp, choveu em setembro apenas 22,2 mm durante o mês de setembro, para uma média histórica de 83,9 mm, ou seja, não houve uma esperada frente fria no último final de semana, que não conseguiu furar o bloqueio feito por uma massa de ar quente que atua sobre o município.

A previsão para segunda-feira é de sol com aumento de nuvens e pancada de chuva à noite, com temperaturas entre 17° e 31°C. Na terça, sol com algumas nuvens, não chove e termômetros marcando 23°C de mínima e 36°C de máxima e a explosão na quarta-feira, com mínima de 26° e máxima de 38°C. E na quinta-feira, sol o dia todo, sem nuvens, noite de tempo aberto mas ligeira queda nas temperaturas, que ficarão entre 19°C e 27°C.

A umidade relativa do ar deve cair para níveis nunca antes vistos, de até 14%, fazendo a cidade entrar em estado de alerta. O recomendável pela Organização Mundial da Saúde é de umidade em torno de 60%.