Aumenta o número de aposentados na cidade

A possibilidade de o Governo Federal fazer aprovar no Congresso, este ano, a reforma da Previdência, provocou uma corrida dos trabalhadores em busca da aposentadoria, pois as novas regras vão dificultar o processo, com novas exigências, principalmente no tempo de contribuição. No ano passado 127 pessoas tiveram o benefício aprovado em Mairiporã.

Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de dezembro de 2016, apontam que a cidade tinha 7.732 aposentados, dos quais 7.476 urbanos e 256 rurais, que juntos recebiam aproximadamente R$ 9,6 milhões. Com a aprovação no ano passado, o número de benefícios chega quase a 8 mil.

Segundo os analistas, a correria se deve à mudança proposta nas regras e deixou com medo os que estão próximos de se aposentar. Também creditam a esse comportamento o fato de que o mercado de trabalho não absorver a mão de obra disponível e aliado a isso o fato de ter que trabalhar mais tempo.

Por outro lado, especialistas em Direito Previdenciário avaliam que essa corrida para a aprovação do benefício não é vantajosa para todos os que já podem requerer a aposentadoria, e o fator previdenciário é um deles.

Na análise que fazem, diz que só é vantajoso se aposentar imediatamente se o segurado cumpriu todos os requisitos que afastam o fator previdenciário. Ou seja, cumpriu a regra dos 85/95, que acontece quando a mulher atinge 85 pontos somados a idade e o tempo de contribuição e o homem, da mesma forma, só que com 95. Para quem não se enquadra, a dica é para não solicitar o benefício. (Salvador José)