4ª melhor gestão do País?

A Prefeitura de Mairiporã tem anunciado aos quatro ventos, através de seu burgomestre, o resultado de um levantamento em que afirma que nossa cidade é a 4ª mais bem avaliada no ranking do Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA). O título, pelo menos, é pompso. No entanto, as informações contidas no relatório do CFA contradizem afirmações veiculadas pela Prefeitura.
O IGM-CFA é um levantamento que avalia a gestão dos municípios brasileiros nos quesitos Finanças, Desempenho e Gestão. Esses dados são compilados e é dada uma nota de zero a dez para cada quesito. Porém, os resultados são apresentados em grupos de cidades, separadas por número de habitantes. No total, os 5.570 municípios brasileiros são divididos em oito grupos e Mairiporã está no grupo 5, de cidades entre 50.001 e 100.000 habitantes, grupo que se configura com 175 municípios .
Este fato por si só, já é suficiente para contradizer a afirmação da Prefeitura e mostrar que se trata de mais uma ação de marketing da atual gestão. Mas se analisarmos mais de perto os resultados, a situação é ainda pior.
O levantamento aponta índices preocupantes para os quesitos: Saúde, Qualidade Habitacional e Investimento per capita (saúde/educação), por exemplo. Ou seja, aponta que Mairiporã tem sido eficaz em cobrar impostos mas tem falhado ao converter a arrecadação em serviços importantes para o cidadão, fazendo com que tenhamos uma nota em desempenho equivalente a de cidades que estão além da centésima colocação no ranking.
Ao fazer tais afirmações, o burgomestre Aiacyda mostra que não tem respeito pela população mairiporanense e acredita que propaganda e informações mal apresentadas são mais importantes que dar ao cidadão os serviços e o respeito que ele merece.