11 mil títulos de eleitor voltam a ser cancelados em Mairiporã

OS ELEITORES que não fizeram a revisão biométrica de 2019, estão com o título cancelado desde quarta-feira (9). O cancelamento estava suspenso, por decisão do TSE, e aqueles que se encontravam nessa situação puderam votar normalmente neste ano. Agora, devem solicitar a revisão ou transferência do seu título de eleitor, através do Título Net, para a regularização.

Também na quarta-feira a Justiça Eleitoral voltou a fazer alistamento, revisão e transferência do documento. O atendimento presencial, no entanto, continua suspenso por conta da pandemia da Covid-19.

Os procedimentos serão realizados virtualmente, no Título Net. Para solicitar o serviço, o eleitor deve acessar o site www.tre-sp.jus.br, do Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP), clicar em “Eleitor e Eleições” e, em seguida, “Formulário Título Net”. Depois, o campo precisa ser preenchido com as informações necessárias e as imagens da documentação anexadas.

O eleitor deve apresentar documento oficial de identificação (frente e verso); comprovante de residência; fotografia do rosto, estilo selfie, segurando o documento oficial de identificação; e imagem do comprovante de quitação militar (apenas para homens de 18 a 45 anos fazendo o primeiro título).

O número de protocolo gerado deverá ser guardado. A zona eleitoral analisará as informações e documentos recebidos, algumas informações adicionais podem ser solicitadas, caso necessário. A avaliação do requerimento será realizada pelo juiz eleitoral. É possível acompanhar o andamento do pedido durante todo o processo.

Biometria – Mairiporã está entre os poucos municípios que não concluíram a coleta da biometria no Estado de São Paulo. Segundo dados do TSE, a cidade tem 82,29% do total de eleitores com biometria, ou seja, 52.482, de um total de 63.775.

O cadastramento biométrico ficou suspenso devido à pandemia. Mas, se o pedido do eleitor for deferido, o cartório eleitoral poderá entrar em contato quando o serviço estiver restabelecido.

Se houver necessidade de segunda via do título, o Tribunal recomenda aos eleitores que baixem o e-Título, formato digital do documento. A certidão da quitação poderá ser solicitada no site do TRE e, também, pelo aplicativo. O e-Título está disponível para download gratuito em versões compatíveis com os sistemas Android e iOs.

Legenda:

Mesmo de forma remota, eleitores podem solicitar a biometria nos sites do TRE-SP

Crédito:

Divulgação